quinta-feira, 15 de maio de 2008

Sou melhor que você

Já passou pela sua cabeça que as pessoas provavelmente tem os mesmos pensamentos que você? Pensamentos do tipo que fazem você acreditar que é diferente? Por exemplo: Você tem seu jeito de ver e viver a vida, e que seria interessante que algumas pessoas que você conhece vissem e vivessem do mesmo jeito que você. De vez em quando a gente pensa (e acho que esse pensamento é inevitável, pelo menos uma vez na vida você deve ter pensado) que é diferente das pessoas. Certa vez estava ouvindo alguém reclamar: "Mas será possível que ninguém me entende?" "Será que eu sou tão diferente do mundo ou as pessoas deste planeta são retardadas o bastante para não compreender que a verdadeira felicidade é você quem determina o que é ser feliz?" Ou pior ainda, e acho que isso vai dar um nó na minha cabeça. Quando você olha para as pessoas caminhando no centro com suas caretas, ou no ônibus de cabeças baixas ou ainda no elevador no mais profundo silêncio, você imagina: "Cada uma dessas pessoas estão pensando em seus problemas, em como solucioná-los, cada pessoa imagina um mundo diferente (a famosa frase "Cada cabeça é um mundo" é inevitável neste momento) cada pessoa tem um jeito de ver e viver o mundo. O que elas não sabem é que no fundo no fundo todos são iguais, inclusive eu! Aí você pensa todo triunfante: "Mas eu sou diferente por que eu reconheço isso!"
Mas que merda!
Todo mundo acha que o seu jeito de ver e viver a vida é melhor que o jeito do cara ao lado. Todo mundo acha que se todos pensassem igual a "ele" o mundo seria melhor!
Aí entra o conflito: Se todo mundo acha que o mundo seria melhor se todos pensassem igual, aquela loira peituda e metida a besta, também gostaria que o mundo todo pensasse igual a ela!
Aí vem a parte onde você faz o sacrifício e admite: Não importa o pensamento de quem! O mundo seria melhor se todos pensassem igual. Seja a loira metida da esquina ou mendigo bêbado da outra rua. Você é a melhor pessoa do mundo!! Abdicaria da sua maneira de ver, pensar e tudo o mais para o bem da humanidade.
Mas que merda!
Por que é que a gente não pensa: Eu tenho a minha maneira de viver, talvez não seja a melhor pra todo mundo mas pra mim tá funcionando... O pior é que a gente pensa né? Tá aí o pensamento que não me deixa mentir! Se eu acredito que as pessoas pensam dessa maneira, então todo o mundo deve pensar o mesmo, afinal eu não sou melhor que ninguém.
Mas que merda!
Talvez eu pense que não sou melhor que ninguém só pra não querer ser superior a ninguém! Automaticamente isso me faz superior a quem se acha melhor que outro! Meu Deus isso é um círculo vicioso? Queria saber a opinião de alguém que estuda filosofia...
Minha nossa, acabei de ler o que escrevi e nunca vi tanta besteira!

7 comentários:

ela Diz disse...

Axo que se nós não pessarmos que somos os melhores e únicos no mundo (mesmo que não sejamos realmente) quem pensará isso por nós? Pode até ser que alguém no mundo nos axe fantásticos e fenomenais (minha mãe com certeza axa isso de mim), mas isso não é pecado -pode ate ser prepotência, mas pecado não é!
Eu sou a melhor e única em minhas peculiaridades... Vc tbm deve ser nas suas...

Unknown disse...

Caramba... qta filosofia.....
se superou Maxmilla! Entendi o q vc quis dizer, apesar de alguns pontos de incoerência no texto... mas não concordo que todos devem pensar da mesma forma... imagina que tédio seria o mundo!!! Sem conflitos, sem discussões... sem textos complexos como esse seu para por a cabeça pra pensar....Mas que merda!!! rsrsrsrs ia ser horrível....

Ernani Viana da Silva Neto disse...

Cansei de ficar pensando...

Unknown disse...

Isso me fez lembrar algumas aulas de psicologia... esse processo foi nomeado como "crise da subjetividade privatizada" =D, sabe qdo vc percebe q não é tão único qto imagina ser?Não é tão livre, nem tão independente...
Gostei!! Tbm acho q nós "seres" humanos somos mais parecidos do q supõe a nossa imaginação. Claro q temos as nossas singularidades, mas ainda não consigo delimitar bem o espaço delas.Isso é importante pq faz a gent pensar na influência da cultura,da sociedade...
Bem acho q jah viajei demais!!!

MaxBarroso disse...

Eu sabia que isso tinha a ver com alguma área da psicologia...
O bom é que nós, pobre mortais, temos que descobrir sozinhos, queimando vários neurônios, enquanto o povo que estuda psicologia já sabe em quais livros encontrar as respostas para os tormentos de crises existenciais!

Carola Guimarães disse...

pior � q nossaa mente � msm esgocentrica! uauhahua...

Adorei o texto, muito bom mesmo!

Bambluck disse...

Tu é uma figura raríssima...